segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Prefeitos eleitos discutem projeto da futura sede própria do Cisvir


A construção da nova sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir) foi tema de reunião na sexta-feira (19), na Câmara Municipal de Jandaia do Sul, com a presença de prefeitos eleitos ou seus representantes. O encontro foi convocado pelos prefeitos eleitos de Jandaia do Sul, Dejair Valério “Carneiro”, e de Apucarana, Beto Preto.
O atual prefeito de Jandaia, José Rodrigues Borba, também contribuiu na articulação do evento. Ele justificou a importância do diálogo entre os novos mandatários, como forma de garantir melhores serviços na área de saúde. “Os novos prefeitos terão muitos desafios pela frente e sua ação conjunta em benefício da região, principalmente na área da saúde, merece, efetivamente, uma dedicação especial”, assinalou Borba.
O prefeito eleito de Apucarana confirmou que solicitou a suspensão do processo de licitação para a construção da sede própria do Cisvir. “A área doada para a construção do Cisvir, no Parque Jaboti, não atende satisfatoriamente questões de mobilidade urbana e ainda existem aspectos ambientais a serem avaliados”, argumentou Beto.
Para Beto Preto é indispensável ampliar a discussão sobre a localização do futuro prédio e também sobre o projeto que, na sua avaliação é falho. “Como profissional da saúde, considero a definição da área equivocada, levando em conta que irá prejudicar o acesso das pessoas de Apucarana e região, que buscam assistência médica por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde”, avalia Beto Preto.
Ainda segundo Beto, o projeto estrutural que lhe foi apresentado pelo atual presidente do Cisvir (Ademar Rejane, prefeito de Marumbi), mostra que o prédio terá apenas duas salas de espera e alguns consultórios. “Seria interessante uma área mais ampla, com salas para raio x, ultra-sonografia, mamografia e endoscopia”, disse Beto.    
Para o prefeito eleito de Jandaia do Sul, Dejair Valério “Carneiro”, a opinião de Beto Preto deve ser respeitada. “O Beto é médico, atuou no Ministério da Saúde, e tem uma visão muito ampla do setor. Portanto, devemos avaliar isso criteriosamente”, disse Carneiro.
Durante a discussão, o prefeito eleito de Kaloré, Washington Luiz da Silva, manifestou sua preocupação com o atraso da obra. Ele lembrou que o Cisvir paga atualmente R$ 14 mil pelo aluguel do prédio que utiliza e que “isso é muito oneroso para o consórcio”. Já o Dr. Aquiles, secretário de Saúde de Marilândia do Sul, concordou que a localização da futura sede do Cisvir não é boa, mas também alertou para o risco de atraso na obra.
Após amplo debate do tema, os prefeitos eleitos decidiram agendar uma nova reunião, no dia 29, em local a ser definido, com a presença do presidente e integrantes da atual diretoria do Cisvir. 
Também participaram da reunião os prefeitos eleitos de Marumbi, Marlon Pini; de Califórnia, Ana Lúcia Mazetto; de São Pedro do Ivaí, Maria Regina Della Rosa Magri; e de Cambira, Neusa Bellini. O prefeito eleito de Arapongas, Padre Beffa, foi representado por Vanderlei Sartori, Alcides Livrari e Padre Lino.
Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário