quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

VarejoMAIS 2012 premia duas empresárias de Jandaia do Sul e duas de Londrina Troféu “O Melhor do VarejoMais” foi entregue na última quinta, dia 29, durante cerimônia de encerramento do Programa; quatro empresas do varejo, de Londrina e Jandaia do Sul, foram reconhecidas


O Sebrae/PR e o Sistema Fecomércio/PR promoveram em Londrina, no norte do Paraná, cerimônia para celebrar os resultados obtidos pelo Programa VarejoMAIS – Mais Vendas, Mais Competitividade no ano de 2012. O evento, realizado na última quinta-feira, dia 29, reuniu 50 empresas que participaram do Programa. Dentre elas, duas empresárias de Londrina e duas de Jandaia do Sul foram premiadas nas categorias “Loja Referência” e “Loja Revelação”.
A proposta do VarejoMAIS é apresentar avanços na área de gestão, aumentar a competitividade dos negócios e melhorar o posicionamento das empresas no mercado. O Programa foi lançado há sete anos e é dirigido para empresários de pequenos negócios que atuam exclusivamente no segmento do varejo.
Segundo Osmar Dalquano Junior, coordenador estadual do Setor de Comércio, Bens e Serviços do Sebrae/PR, até hoje, o VarejoMAIS já atendeu 8 mil empresas, o significa a capacitação de 20 mil empresários e colaboradores em todo o Paraná. “O Programa ensina como deve ser a comunicação com o cliente, a vender e a obter lucratividade. Todos os participantes são vitoriosos e o Prêmio é de todos, pois é um desafio ser empresário no Brasil.”
Najila Naban, vice-presidente do Sindicato de Comércio Varejista de Londrina e região (Sincoval) e, na ocasião representando o presidente do Sistema Fecomércio/PR, Darci Piana, parabenizou os empresários. “Eu participei da primeira edição do Programa e acredito que os empresários não podem parar por aí, devem continuar fazendo outros cursos”, aconselha.
Reconhecimento
De acordo com Rubens Fernandes Negrão, consultor do Sebrae/PR, foi difícil classificar as empresas vencedoras, já que grande parte apresentou alto grau de melhorias. “O Prêmio é o reconhecimento da dedicação e do esforço dos empresários para se manterem competitivos no setor varejista, que está aquecido devido ao bom momento econômico brasileiro. No entanto, apenas quem está preparado consegue aproveitar as oportunidades”, analisa.
O troféu “O Melhor do VarejoMAIS” simboliza o Deus Mercúrio - o protetor do comércio. A obra foi confeccionada pelo artista plástico Luiz Gagliastri. Os primeiros colocados poderão utilizar ainda um selo que indica a sua classificação no Programa em materiais gráficos e visuais, durante o período de um ano.
Em Londrina, a empresária Rose Bianchini, que comanda a loja Elizabeth Hill, no segmento de vestuário, foi a vencedora da categoria “Loja Revelação”. Ela conta que o VarejoMAIS contribuiu para a otimização dos processos e a organização do negócio. “Passei a utilizar as planilhas oferecidas pelo Programa, adotei o uso de uniformes para identificar os funcionários e investi e no visual da loja, na sinalização interna”, diz.
Rose Bianchini acrescenta que outro benefício do VarejoMAIS é o contato com empresários de outros ramos, que propicia a troca de experiências. “É algo riquíssimo”, enfatiza.
Na categoria “Loja Revelação” a campeã londrinense foi a Retífica Belém. Para Janete Macedo Souza, que está à frente do negócio, o VarejoMAIS mudou a visão na parte estrutural da empresa, no atendimento aos clientes e na gestão financeira. “Percebemos também a necessidade de mudar as divisões dos setores. Foi uma experiência maravilhosa. Deveria ter feito antes”, avalia.
Em Jandaia do Sul, a categoria “Loja Referência” teve como vencedora a Karen Confecções e a empresária Luciene Barbieri Missiato recebeu o troféu. “O VarejoMAIS foi muito bom. A área da gestão foi muito bacana. Nas consultorias tiramos as dúvidas particulares. A pesquisa do Sebrae mostrou nosso posicionamento no mercado e nos surpreendemos. Foi muito válido”, salienta.
Na categoria “Loja Revelação” o reconhecimento foi para a Sabor Art Pães e Doces, representada pela empresária Luciene Zanon Ortega Balieiro, que assumiu a gestão da padaria há dois anos, ao lado do esposo. “Muitas coisas fizeram a diferença. Ainda não colocamos em prática as mudanças na área de gestão. Ampliamos a área de vendas e também investimos em projetos de vitrinismo e iluminação”, finaliza.
O evento
Além da premiação, todos os participantes da última edição do VarejoMAIS foram homenageados com a palestra “Minha empresa é um espetáculo!”, ministrada pela Companhia Sou Arte. De forma lúdica e divertida, o show circense mostra os desafios e as conquistas dos empresários ao empreender no setor do varejo.
Os malabaristas e palhaços do grupo mostraram para o público as “acrobacias” necessárias para sobrevier no mundo nos negócios. Na visão dos artistas todo dia é dia de espetáculo nas empresas e, neste caso, o empresário é o diretor, responsável por comandar o “show de vendas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário